quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Governo admite seguir a política de "matar menos e com cautela"

CHINA (10º) - A China ressaltou hoje que, apesar de manter a pena de morte, aplica a política de "matar menos e com precaução". A afirmação consta de um documento que relata os avanços do sistema legal do país e fala da liberdade de credo - "que não pode interferir na ordem pública nem se intrometer no sistema educacional".

A pena de morte se aplica apenas nos casos mais graves, segundo o texto. Nos últimos meses, no entanto, foram executados funcionários públicos que aceitaram subornos e autores de um desfalque bancário.

Intitulado "Esforços e Conquistas da China para a Promoção do Governo e da Lei", o documento do Executivo representa uma resposta às críticas que Beijing está recebendo às vésperas da realização dos Jogos Olímpicos.

O texto ressalta que os direitos humanos no país se encontram sob "confiável proteção legal".

Entre estes direitos, o documento destaca o da vida, o da liberdade e da dignidade pessoal, com a recente proibição, por exemplo, da tortura para extrair confissões ou de prender um cidadão sem uma decisão judicial.

Assuntos religiosos e domínio estrangeiro

O texto também cita os direitos políticos e a liberdade de credo. "Nenhum órgão estatal, organização pública nem indivíduo pode obrigar os cidadãos a crer ou não em uma religião. O Estado protege as atividades religiosas normais", explica.

O documento afirma, no entanto, que "os organismos e os assuntos religiosos não estão sujeitos a nenhum domínio estrangeiro" e que "ninguém deve fazer uso da religião para se envolver em atividades que violem a ordem pública, prejudiquem a saúde dos cidadãos ou se intrometam no sistema educacional do Estado".

O texto faz pouquíssimas críticas ao sistema legal, mas reconhece que existem problemas. "A construção legal da China enfrenta ainda muitos problemas: o desenvolvimento da democracia e o Governo da lei ainda são insuficientes para as necessidades do desenvolvimento econômico e social", diz.

O Governo reconhece, por exemplo, que em algumas regiões e departamentos as leis não são cumpridas e que os violadores não são levados à Justiça - vinculada ao Executivo na China.

Alguns funcionários ainda abusam de seus cargos para violar as normas legais.

"A construção de um país socialista sob o Governo da lei testemunhará certamente resultados mais frutíferos, e a China fará mais contribuições para o desenvolvimento e avanço da sociedade humana", afirma o documento em suas conclusões.

Fonte: Missão Portas Abertas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Cuba: momento é de transição e irmãos precisam de orações

CUBA (28º) - As reações à renúncia de Fidel Castro e à sucessão de seu irmão Raúl Castro foram calmas em Cuba; ainda assim, os batistas antecipam seus trabalhos na ilha: "Apesar das mudanças, as igrejas batistas cubanas estão capacitadas a continuar expandindo sua influência na ilha”, disse um obreiro da igreja. "A única coisa que pedimos é que todos os cristãos orem por eles, na medida em que eles executam seus planos. Os batistas do Sul continuarão a auxiliar os batistas de Cuba quando eles nos pedirem e dentro de nossas possibilidades”.

Aos 81 anos, Fidel Castro encerrou seus 49 anos no poder antes da reunião da Assembléia Nacional de Cuba, no domingo (17). A presidência passou para o irmão de Fidel, Raúl, de 76 anos, que era o atual Ministro de Defesa e presidente em exercício.

Fidel Castro retirou-se da vida pública em julho de 2006 devido a um problema de saúde que resultou em uma cirurgia. Em uma carta aberta ao povo, disse que sua saúde fora a razão principal de ter renunciado, mas expressou o desejo de “lutar como um soldado ideológico”. Portanto, ele continuará a exercer influência como primeiro-secretário do Partido Comunista cubano.

Situação dos cristãos

Do ponto de vista da fé, as restrições aos cristãos diminuíram com o passar dos anos, se comparadas à prisão de 53 pastores batistas, incluindo dois cidadãos americanos em 1965.

De acordo com um relatório, a matrícula no Seminário Batista em Havana aumentou de 54 em 1999 para 610 no ano passado em programas de intercâmbio e de extensão para futuros pastores e líderes eclesiásticos.

Estas estatísticas por si só revelam o quanto o regime vem se abrindo gradativamente nos últimos anos à entrada de cristãos, uma vez que eles representam a entrada de dinheiro no país, que hoje sobrevive apenas com a renda obtida pelo turismo de estrangeiros.

A Igreja Católica se saiu melhor dentro do regime de Fidel, uma vez que ele manteve as paróquias abertas e as relações diplomáticas com o Vaticano. Um oficial do alto escalão católico, o Secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, esteve em Cuba na semana passada.

Odalis Ramirez, uma garçonete que disse que a perseguição religiosa fez com que fugisse da ilha há sete anos, disse ao jornal “South Florida Sun-Sentinel": "Vivi muitos anos em Cuba, e posso dizer que todos os dias são vividos com uma esperança vã, uma mentira, de que as coisas melhorarão”.

Continuísmo e promessas

No domingo, durante seu discurso de posse, Raúl Castro prometeu manter a economia cubana "dentro do socialismo" e fez uma série de referências a seu irmão Fidel Castro, após ser escolhido pela Assembléia Nacional como novo Chefe de Estado de Cuba.
O general de 76 anos já exercia interinamente o cargo há 19 meses, devido aos problemas de saúde do irmão Fidel.

Ele pediu autorização do Parlamento para continuar consultando Fidel sobre "as decisões de especial transcendência para o futuro da nação", especialmente as "relacionadas à defesa, à política externa e ao desenvolvimento social e econômico".

E ressaltou que "só o Partido Comunista - garantia segura da unidade da nação cubana - pode ser digno herdeiro da confiança depositada pelo povo em seu líder", e acrescentou que "Fidel está aí, como sempre".

Proibições anuladas

Raúl Castro prometeu "eliminar proibições" na ilha, sem deixar de reconhecer o legado de seu irmão, que ficou mais de 49 anos no poder. "Nas próximas semanas, começaremos a eliminar as [proibições] mais simples, já que muitas delas tiveram como objetivo evitar o surgimento de novas desigualdades em um momento de escassez generalizada", declarou durante seu discurso de posse.

Ele não detalhou quando e quais serão as proibições que serão anuladas. O general também afirmou que vai rever o tamanho do Estado cubano, tendo por objetivo tornar sua gestão "mais eficiente".

O discurso de Raúl confirma alguns dos prognósticos de analistas políticos, que consideram o irmão de Fidel Castro mais pragmático e o possível artífice de mudanças na direção de alguma abertura política e econômica na ilha socialista, desde a Revolução Cubana de 1959, em que os Castro derrotaram o ditador Fulgêncio Batista.

Presos políticos

Nos Estados Unidos, representantes da comunidade dos cubanos exilados lamentaram a posse do irmão de Fidel. "Raúl Castro governa Cuba junto a Fidel Castro há 49 anos. Não vemos nada de novo, somente a continuidade do regime", afirmou Janisset Rivero, do Diretório Democrático cubano.

"Somente vamos ver as mudanças em Cuba quando liberarem os presos políticos, quando forem legalizados os partidos políticos e forem convocadas eleições livres, não esta farsa eleitoral", acrescentou.

"Há possibilidade e potencialidade de mudanças em Cuba, mas essas mudanças têm que nascer de dentro do país", disse Tom Shannon, chefe da diplomacia dos EUA para América Latina.

Ele acrescentou que os EUA não devem mudar sua política baseada no embargo iniciado em 1962.

Fonte: Missão Portas Abertas

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Avivamento em João Dias

Chegou-nos a informação de que lá na cidade de João Dias, 4 pessoas já aceitaram a Jesus, depois de nossa viagem missionária. Diante disso, podemos dizer que é "o mover do Espírto Santo" na vida das pessoas evangelizadas. É o cumprimento da Palavra de Deus nosso Deus que não volta vazia, mas produz fruto para a vida eterna. Continuemos a orar para que novos frutos sejam colhidos para a glória de Deus.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Países árabes querem restringir acesso a canais satélites

MUNDO MUÇULMANO - Os ministros árabes dos Negócios Estrangeiros propuseram medidas restritivas contra o acesso a canais satélites de televisão na região. Estas propostas suscitaram críticas, apesar das garantias dadas pelos dirigentes árabes sobre a liberdade de expressão das populações. Acredita-se que o motivo por trás das medidas sejam os programas evangelísticos que estão "convertendo" cenenas de muçulmanos.

Uma fonte diplomática qatariota criticou severamente estas propostas avançadas pelo Egito e pela Árabia Saudita, estimando que elas resultariam num atentado à liberdade de expressão na região.

Nos termos destas propostas, as redes televisivas não estariam autorizadas a difundir elementos de informação que questionem "a paz social, a unidade nacional, a ordem pública, a moral árabe e os interesses superiores religiosos do mundo árabe".

Por sua vez, o ministro egípcio da Informação, Anas El Fiqqi, indicou que as propostas não tinham por finalidade restringir o acesso aos "satélites".

"O Qatar estima que esta resolução deverá ser submetida às instâncias jurídicas e legislativas dos países árabes antes de ser aceita, uma vez que a liberdade de imprensa não deverá ser objeto de restrições", declarou Mohammed El Malky, embaixador do Qatar no Cairo, citado pela imprensa local.

Importante destacar que a Al Jazeera, canal satélite mais popular e mais influente do mundo árabe, está sediada na capital do Qatar.

A estação televisiva orgulha-se pela sua intransigência para ceder às exigências dos governos árabes e defender a liberdade de imprensa, e por muitas vezes os seus escritórios fechados e os seus jornalistas expulsos de vários países da região.

As organizações de defesa dos direitos humanos e da liberdade da imprensa indicaram que as novas restrições baseiam-se em "afirmações sem fundamento e irracionais", afirma a Rede Árabe para a Informação e Direitos Humanos, num comunicado.

Fonte: Missão Portas Abertas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O desespero de uma criança que perdeu o pai num atentado

IRAQUE (21º) - Na primeira fase do projeto de socorro aos cristãos que deixaram o Iraque por causa da perseguição religiosa, a Portas Abertas conseguiu ajudar 1.500 refugiados com comida, aquecedores e literatura cristã durante o inverno no Iraque e nos países vizinhos. Uma das histórias mais comoventes é a do menino Murat, que ingeriu ácido depois que o pai foi morto em um atentado à bomba. Ore por essa criança.

A equipe da Portas Abertas esteve com a viúva Suhad, que além de Murat tem outros três filhos e deixou o Iraque após um atentado à bomba contra seu marido.

Suhad conta sua triste história enquanto as crianças permanecem sentadas no sofá. A família vivia numa área cristã de uma grande cidade no Iraque. Seu marido, Arwan, foi ameaçado de sofrer sérias conseqüências se não deixasse a cidade por ser cristão.

Como a família morava em uma vizinhança cristã, ele não levou a ameaça muito a sério. Para onde eles fugiriam, e como ele tomaria conta de sua família se tivessem que fugir?

Então, em uma manhã, quando Arwan ligava seu carro, uma bomba foi detonada, explodindo o veículo imediatamente.

Após o atentado, Suhad só tinha uma opção: deixar sua casa e a cidade o mais depressa possível. Naquele momento não havia tempo para lamentar a morte do marido, mas agora, sentada no apartamento, ela chora enquanto conta sua história aos irmãos da Portas Abertas.

Suicídio evitado

A família, de luto, se estabeleceu em um pequeno apartamento em um país vizinho e tentava viver sem dinheiro, sem amigos e sem alegria. Depois de um mês, Murat, o filho de apenas seis anos, respondeu ao desespero com uma tentativa de suicídio.

Suhad o encontrou caído no chão da cozinha perto de um vidro de ácido. Ela o levou ao hospital e os médicos conseguiram salvá-lo a tempo. Quando o menino recobrou a consciência, começou a chorar dizendo : “Quero ir para onde o papai está”.

Suhad não tinha onde conseguir dinheiro. O preço do apartamento é altíssimo. A Portas Abertas se ofereceu para pagar o aluguel por cinco meses. O dinheiro chega através de uma igreja que está envolvida no trabalho de ajuda aos refugiados iraquianos. Esse é um pequeno gesto de conforto a pessoas que estão passando por um grande sofrimento.

Pedidos de Oração

- Além de Murat, Suhad tem uma filha e outros dois meninos. Ore por essa família, que ainda não conseguiu se recuperar da perda de Arwan e está vivendo precariamente.

- Ore para que o Senhor dê a eles força e os livre de toda tentativa do inimigo de afastá-los de Jesus nesse momento de fragilidade emocional.

- Ore também por Murat, para que ele cresça na presença de Jesus e seja liberto de toda a opressão e desespero por causa da morte do pai.

Fonte: Missão Portas Abertas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

"Renúncia de Fidel não significa fim de regime opressivo", diz ONG

Saiba mais sobre a Igreja Perseguida em Cuba
CUBA (28º) - A decisão de Fidel Castro de retirar-se do poder não significa o fim da repressão do governo cubano, que continua controlando e privando seus cidadãos dos direitos básicos, denunciou ontem a ONG Human Rights Watch (HRW).

"Embora Fidel já não seja mais quem manda, o aparelho repressivo que ele construiu durante quase meio século permanece completamente intacto", disse em comunicado José Miguel Vivanco, diretor do programa das Américas da HRW.

"Até que isso mude, é pouco provável que haja um progresso verdadeiro sobre os direitos humanos e a liberade de expressão em Cuba", acrescentou.

Além disso, o grupo considerou que o embargo dos EUA contra Cuba, de pé desde 1962, "não é útil porque continua dando ao governo cubano um pretexto para as violações dos direitos humanos".

Renúncia

José Miguel Vivanco reagiu assim à notícia que Fidel, de 81 anos, e debilitado por uma cirurgia intestinal que o obrigou a deixar provisoriamente o poder em julho de 2006, não buscará nem aceitará outro termo como presidente do Conselho de Estado cubano ou comandante das Forças Armadas.

O anúncio, que Castro fez por meio do diário oficial Granma, aconteceu cinco dias antes de uma reunião da Assembléia Nacional que deve nomear um novo Conselho de Estado.

"Durante quase cinco décadas, Cuba restringiu quase todos os caminhos da dissidência política. Os cidadãos cubanos foram privados sistematicamente de seus direitos fundamentais à liberdade de expressão, à vida privada, à livre associação, à livre religião, à liberdade de movimento e ao devido processo legal", observou Vivanco.

Vigilância e repressão

Ele acrescentou que, apoiando-se nas estruturas legais e institucionais, o governo de Havana recorreu a táticas repressivas para manter a conformidade política.

Essas táticas incluíram advertências policiais, vigilância, detenções breves, prisão domiciliar, restrições de movimento, perseguições criminais, e demissões de trabalhadores com motivações políticas, indicou o analista da HRW.

A isso se soma que em Cuba, em nome da segurança do Estado, "apontam como criminosa a propaganda inimiga" ou qualquer idéia dissonante. Além disso, não há independência jurídica e se restringem os direitos legais dos acusados.

Raúl Castro, que governa de forma interina desde julho de 2006, demonstrou "ocasionalmente" uma vontade para reavaliar sua política de direitos humanos, mas "até agora não tomou nenhum dos passos necessários para pôr fim a suas práticas de abuso", se queixou o analista da HRW.

Libertem os presos políticos

Libertar os presos políticos seria o primeiro passo para sinalizar as futuras mudanças políticas em Cuba depois da renúncia do presidente Fidel Castro, defende o secretário norte-americano de Comércio, Carlos Gutierrez.

"Libertar os presos políticos é algo necessário, é algo que tem que ser um primeiro passo", disse Gutierrez, que nasceu em Cuba e foi levado pela família para os EUA ainda criança, em 1960.

"Fomos muito claros, que libertem os presos políticos, que permitam partidos políticos, que permitam a livre expressão, que permitam a liberdade econômica", acrescentou.

Fonte: Missão Portas Abertas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Conheça os países onde a perseguição aos cristãos diminuiu

INTERNACIONAL - De acordo com a Classificação de países por perseguição da Portas Abertas, o número total de pontos da Somália, Vietnã, Birmânia, Etiópia, Colômbia e Nepal decresceu de forma considerável.

No caso do Vietnã, Colômbia e Nepal, isso aconteceu por causa de uma melhora, em 2007, na condição da liberdade religiosa para os cristãos. Esse decréscimo, no caso da Somália, Birmânia, Colômbia e Etiópia, foi apenas o resultado da ausência, ou diminuição considerável, de incidentes contra cristãos durante o ano passado.

Embora, no decorrer de 2006, tenhamos recebido confirmação de que, na Somália, diversos cristãos foram mortos, feridos fisicamente e alguns seqüestrados por causa de sua fé, esse não foi o caso em 2007. Todavia, o islamismo é a religião nacional e há forte pressão social para que se respeite a tradição islâmica, em especial, em certas áreas rurais do país.

Vietnã

O Vietnã está em transição. Denominações inteiras e diversas igrejas domésticas receberam permissão para se reunir ou registro de funcionamento. A igreja desfruta de liberdade que não tinha havia décadas. Contudo, nem tudo está bem até o momento. Ainda há prisioneiros religiosos, e pelo menos um cristão foi morto. As áreas tribais sofrem maior grau de restrição se comparada com as urbanas. Apesar de tudo, a situação melhorou de forma marcante.

Mianmar

Em Mianmar (ex-Birmânia ou Burma), o número de cristãos presos foi menor que em 2006. A maioria dos cristãos manteve distância das demonstrações pró-democracia de setembro de 2007, quando o regime reagiu duramente para sufocar essas demonstrações.

Etiópia

Na Etiópia, em 2007, o número de cristãos mortos por causa da fé foi consideravelmente mais baixo que em 2006, como também o número de cristãos forçados a fugir e o de ataques a lugares de culto ou lares cristãos. Em algumas regiões, os cristãos ainda arriscam a vida quando compartilham publicamente sua fé. Em outras regiões, a igreja tem muito mais liberdade.

Colômbia

Recebemos menos relatórios sobre prisões e assédio de cristãos na Colômbia e, também, a apresentação dos cristãos protestantes na mídia não foi tão negativa como era antes.

Benção: Nepal deixa a lista

O Nepal saiu da classificação de países por perseguição. Em janeiro de 2007, o país aprovou uma nova constituição em que apenas o proselitismo permanece proibido. O país não é mais um reino hindu, tornou-se um Estado secular que logo abolirá a monarquia. Os cristãos desfrutam de muitas novas liberdades, e a igreja do Nepal cresce com rapidez.

Fonte: Missão Portas Abertas

domingo, 17 de fevereiro de 2008

1ª Viagem Evangelística a João Dias

Ontem, dia 16 de fevereiro, a Igreja Assembléia de Deus em Upanema realizou sua 1ª viagem evangelística, dentro do projeto de Comemoração dos 90 anos da AD no Estado do Rio Grande do Norte.

Estas viagens serão num total de três. A próxima será no dia 19 de abril, e a terceira, no mês de novembro, em data a ser confirmada.

Nossa caravana, liderada pelo Pr. Antonio Adelino dos Santos, tem a organização do Aux. Everton Notreve, Coordenador do Grupo de Evangelismo Missionários da Última Hora.

A Igreja da cidade de João Dias recepcionou a caravana de maneira muito especial. Toda a equipe se sentiu bem acolhida, o que se notava no semblante de cada um. O líder daquela igreja, o pastor Diassis, nos deu todo o apoio necessário e disponibilizou um boa equipe de irmãos para nos acompanhar na visita às residências.

Foi feita uma visita, casa por casa, em toda a cidade. Ainda foi realizado, às 14h um Culto de Crianças, por uma Equipe do Departamento Infantil, liderada pelas irmãs Clara Carvalho e Ione Balbino.

Às 18h, foi realizada uma Cruzada Evangelística, na principal praça da cidade, tendo como pregador, o Pb. Antonio Eriberto da Costa. Durante o trabalho, pudemos observar a atenção dispensada pelos moradores daquela cidade ao Evangelho, pelo fato de os proprietários de bares das imediações terem fechado as portas de seus estabelicimentos comerciais.

No final dos trabalhos foram contabilizadas 11 decisões de adultos e 19 de crianças, totalizando 30 vidas rendidas aos pés de Cristo.

Nossa equipe chegou à conclusão de que a cidade de João Dias é receptiva ao Evangelho. As pessoas nos receberam muito bem em suas residências, como também, houve uma boa participação no trabalho, à noite, apesar das perspectivas de chuva.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Missionário Lira assume novo campo missionário

O Mis. José dos Santos Lira está trabalhando na cidade de Maracaibo, estado de Zulia, na Venezuela.

O mesmo nos informou que várias pessoas estão rendendo-se a Cristo. Como também, doze irmãos já foram batizados com o Espírito Santo.

Isso nos alegra muito e faz com que nos encorajemos a contribuir mais para essa, tão importante obra, que é a missão transcultural.

Continua a tensão no Timor Leste

O Timor Leste em estado exceção, com toque de recolher durante a noite. Tudo isso porque teme-se um onda de violência por causa da morte do líder rebelde Alfredo Reinado.

Estão chegando, todos os dias, reforços militares, vindos da Autrália, para manter a ordem no país.

Continuemos a orar por aquele país. Principalmente, pelos missionários que estão trabalhando lá. Dentre estes, está o nosso amado irmão Manassés, enviado pela Igreja de Natal.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Caravana Evangelística

A Igreja Assembléia de Deus em Upanema estará enviando uma caravana, organizada pela SEMADU (Secretaria de Evangelismo e Missões), com cerca de 40 pessoas, para evangelizar a cidade de João Dias. Esse trabalho faz parte da programação de comemoração dos 90 anos de fundação da AD no Rio Grande do Norte.

O trabalho constará de evangelização nas residências, no turno matutino e vespertino e uma Cruzada Evangelística, à noite.

Oremos ao Senhor da Seara para que ele nos abençoe e para que o Senhor salve muitas vidas.

Pregar em todo o tempo‏

"Pregue a Palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Virá o tempo que não suportarão a sã doutrina." (2 Timóteo 4.3-4)

Muitos são os obstáculos que o inimigo coloca em nosso caminho contra a pregação da Palavra de Deus. Cabe a nós, cristãos, resistirmos e buscarmos sabedoria para lidar com as diferentes situações.

Na China, apesar de estar com metade do corpo paralisado e debilitado pelo diabetes, o pastor Zhang Rongliang continua dando frutos, pregando para os demais presos e testemunhando Jesus.

Em países muçulmanos, como o Irã, as pessoas são proibidas de mudar de religião. Podem ser multadas, presas ou mortas. No entanto, está em curso uma proposta de reformulação do Código Penal que o tornará ainda mais severo.

Na Argélia, a lei contra o proselitismo, ou seja, que impede a conversão a outros credos, aprovada em setembro de 2006, começou a ser colocada em prática. Cinco cristãos serão julgados nos próximos dias e o diretor de uma escola foi afastado do cargo.

A oração é muito eficaz em seus efeitos. Por isso te convidamos a participar do Shockwave, três dias dedicados a orar pela Igreja Perseguida (de 29 de fevereiro a 2 de março). Entre no site do movimento, cadastre-se e participe do mural de oração!

Tenha uma boa semana em paciência e amor,

Tsuli Narimatsu
Jornalista

Fonte: Missão Portas Abertas (noticias@portasabertas.org.br)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Ataque a presidente deixa Timor Leste em estado de exceção

O Governo do Timor Leste declarou estado de exceção durante 48 horas após os ataques ocorridos manhã desta segunda, na capital Dili, contra o presidente José Ramos-Horta e o primeiro-ministro Xanana Gusmão. O premiê escapou ileso dos ataques. Já o presidente foi atingido no estômago e seu estado de saúde é grave.

O estado de exceção estabelece o toque de recolher a partir das 20h. O líder rebelde Alfredo Reinado morreu durante o ataque, que aconteceu em frente à residência de Ramos-Horta. Um dos homens de Reinado e um segurança do presidente também morreram.

Reinado é um dos 599 militares expulsos das Forças Armadas após fazerem denúncias de corrupção e nepotismo no país em 2006. Além disso, foi responsável por uma onda de violência no país, sendo acusado perante a Corte Suprema do Timor-Leste por homicídio.

O ex-premiê Mari Alkatiri condenou os ataques e responsabilizou a ONU pelos erros na segurança. Timor Leste ganhou independência em 2002, após mais de duas décadas de ocupação indonésia.

Fonte: Folha Online

Oremos para que a paz reine naquele país irmão. Lembremo-nos de nosso conterrâneo, o Missionário Manassés e sua família que estão ali para anunciar a Palavra de nosso Deus.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Brasil : Aumenta tensão entre guaranis e evangélicos em reserva de MS

Há muitas igrejas evangélicas na reserva dos índios guaranis, na periferia de Dourados, em Mato Grosso do Sul. São tantas que, às vezes, no intervalo dos clamores dos fiéis, é possível ouvir os gritos vindos da igreja ao lado. Mas mesmo assim não param de se multiplicar. É possível perceber esse movimento pelos vários templos em construção. Mesmo sem teto, com tijolos aparentes e à luz de velas, eles já operam.

Pelas contas de um dos líderes indígenas do lugar, o guarani-caiuá Getúlio de Oliveira, já chega a 36 o número de igrejas evangélicas plantadas naquela reserva - uma área de 3,4 mil hectares, na qual ficam as Aldeias Jaguapiru e Bororó e vivem 12 mil almas. Se o líder estiver certo, há uma igreja para cada grupo de 330 índios.

Quase todas elas se filiam a correntes pentecostais, com vários nomes: Deus É Amor - Pronto Socorro de Jesus, Igreja Pentecostal Indígena, Casa da Bênção, Congregação Maranata, Congregação Betel e outras. Até a Igreja da Unificação, do coreano Sun Myung Moon, que não venera Cristo e é dono de fazendas no Estado, tem feito incursões na área.

A invasão não é nova. Os guaranis convivem com evangélicos desde 1928, quando uma missão presbiteriana, chefiada por um pastor americano, se instalou no meio deles e está lá até hoje. A novidade é o surgimento de uma crescente tensão entre líderes pentecostais e guaranis.

Nos últimos dias, o escritório da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Dourados recebeu a visita de duas delegações indígenas, as duas com reclamos contra os evangélicos. Eles contaram à chefe do escritório, a assistente social Margarida Nicoletti, que os pastores estão elevando o tom dos ataques aos cultos indígenas; e que cinco de suas casas de reza foram misteriosamente incendiadas.

O pior, na opinião deles, é que os evangélicos estão se voltando agora para Panambizinho - outra reserva, a 18 quilômetros de Dourados, tida como um dos últimos redutos preservados da espiritualidade guarani. Seu principal líder religioso - o nhanderu, na linguagem guarani - estaria sendo acusado por obreiros da Igreja Deus É Amor de ser um enviado de Satanás.

O caiuá Getúlio de Oliveira, que além de chefe de clã familiar, também é nhanderu, conta que o ataque dos pastores inicia com a demonização do culto indígena. "O pastor discrimina nós", conta, depois de desligar o celular e alisar uma pulseira de contas herdada do bisavô. "Diz que nosso trabalho, nossa reza, nossa dança é anhá - coisa ruim, do demônio. O urucum, que nós usa no rosto, ele diz que é #CENSURADO# do rabudo, do Satanás."

Outra tática dos pastores é afastar os fiéis dos ritos culturais indígenas: "Não deixa o índio ir em festa, faz ele ter vergonha da nossa tradição."

Depois de convertidos, os homens guaranis raspam a cabeça, passam a vestir camisa de manga comprida, calça social e sapatos; e começam a se preocupar com o pagamento do dízimo às igrejas. As mulheres deixam o cabelo crescer e aumentam o comprimento das saias.

De acordo com o antropólogo Levi Pereira, professor da Universidade Federal da Grande Dourados e estudioso da cultura guarani, os índios convertidos são estimulados a interagir apenas entre eles: "Até nas escolas, as crianças de pais pentecostais tendem a excluir e demonizar os filhos de rezadores indígenas."

O avanço pentecostal, na opinião do antropólogo, pode ter efeitos dramáticos: "Esse avanço ocorre diante de uma população fragilizada e encurralada em termos culturais, lingüísticos, geográficos. Por suas práticas demonizantes, pela intolerância e a desproporção de forças, o pentecostalismo pode ser o golpe de misericórdia no etnocídio a que estamos assistindo."

Na Funai, Margarida Nicoletti, a chefe do escritório, tem recomendado aos índios que não abdiquem de suas crenças e rezem cada vez mais. Paralelamente, tenta fortalecer a liderança dos chefes de clãs e líderes religiosos.

Administrar o conflito religioso, porém, é apenas uma das muitas dificuldades que ela enfrenta na reserva de Dourados, considerada por antropólogos de diferentes tendências uma das piores do País - pela exigüidade do território, pela rejeição que sofrem dos moradores das cidades vizinhas, onde ainda são chamados de bugres, pela pobreza e pelos elevados índices de alcoolismo, violência e suicídio - especialmente no meio da população mais jovem.

(Fonte: Estadão / Adaptado por O Verbo)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Igreja americana ora por libertação de refém

AFEGANISTÃO (7º) - A Igreja Atlee continua a orar pela cidadã norte-americana Cyd Mizell Mizell, de 49 anos, que foi seqüestrada no dia 26 de janeiro enquanto fazia um trabalho humanitário nas proximidades de Kandahar, no Afeganistão. A igreja dela, em Hanover, ora pelo retorno dela e de seu motorista em segurança.

O pastor Jeff Boggess diz que ela fazia parte da Igreja Atlee desde os anos 90. Ele conta que Cyd era um esteio para a comunidade, cantava e tocava teclado, até que deixou de morar naquela região, em 2001.

O pastor Jeff Boggess descreve Cyd Mizell como uma pessoa preocupada, abnegada, e que sempre tinha um sorriso no rosto. Ele diz: "Ela olhava para as pessoas que poderia servir e que estavam numa situação menos afortunada".

"Nós também oramos para esses seqüestradores vejam que ela é uma grande pessoa e resolvam libertá-la", completou o pastor.

Cyd Mizell foi capturada ao sair de casa, no sábado, e estava inteiramente vestida de burca. Ela trabalhava para a Fundação de Desenvolvimento Rural para a Vida na Ásia.

Policiais afegãos vasculharam minuciosamente os carros por dentro e por fora nas imediações da casa dela, no dia seguinte, mas ninguém ainda foi responsabilizado. Até o momento nenhum grupo fez contato ou assumiu a autoria do seqüestro.

Apelo do pai

No último domingo, dia 3, o pai de Cyd publicou uma carta aberta em que diz:

"Eu sou o pai de Cydney. Minha família e eu queremos agradecer a todos os que têm demonstrado grande preocupação com a segurança e bem estar da minha filha, Cydney Mizell e com Muhammad Hadi.

Não entendo bem a razão pela qual ela foi levada, pois ela é uma pessoa meiga, carinhosa e respeitosa. Quando falamos com Cyd, ela fala sobre os amigos que fez e como são bondosos com ela e sobre a vontade que ela tem de ajudá-los. Para as pessoas que estão com a nossa filha, por favor, deixem Cyd vir para casa. Cada dia que passa sem notícias da Cyd é difícil para a nossa família e amigos".

Na Classificação de Países por perseguição 2008 da Portas Abertas, que será divulgada integralmente nos próximos dias, o Afeganistão subiu, do décimo lugar para o sétimo, por causa de vários incidentes como esse registrados em 2007 contra cristãos.

Fonte: Missão Portas Abertas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Pastor finlandês da Assembléia de Deus é deportado

JORDÂNIA (39º) - Oficiais da inteligência algemaram e vendaram o pastor da assembléia de Deus, Hannu Lahtinen, depois de detê-lo em um posto de gasolina em Amã, no último dia 5 de dezembro. A polícia o manteve sob custódia por dois dias e depois o deportou para a Finlândia, sua terra natal, sem uma explicação oficial. A esposa do pastor e seus dois filhos pequenos voltaram para a Finlândia na semana seguinte ao ocorrido.

No mês seguinte, devido a um pedido oficial do Ministério das Relações Exteriores Finlandês, as autoridades da Jordânia deram uma explicação por escrito sobre a deportação do pastor.

Hannu foi acusado de ameaçar a estabilidade social do país (por pregar a fé cristã) e de residir ilegalmente. De acordo com uma carta do Ministério das Relações Exteriores da Jordânia à Embaixada da Finlândia, o pastor era considerado uma pessoa perigosa. O conteúdo da carta foi confirmado pelo embaixador finlandês Pertti Harvola.

Um porta-voz do governo da Jordânia declarou ao Compass que oficiais já tinham avisado Hannu sobre suas “atividades” por diversas vezes. “Descobrimos que ele vivia aqui ilegalmente, sem visto de residência nem de trabalho”, disse o porta-voz.

Interrogatório sobre muçulmanos

“Eles nunca me alertaram”, disse o pastor, que também afirmou que antes da deportação a polícia o interrogara sobre ele estar dirigindo cultos para muçulmanos em sua casa.
Segundo o pastor, a Jordânia vem adotando uma prática de perseguição e deportação de missionários evangélicos ( leia mais).

O embaixador Harvola confirmou as alegações dadas por Hannu, de que ele trabalhava legalmente como pastor quando foi deportado. O visto de um ano de Hannu que permitia que ele trabalhasse como pastor da Igreja Assembléia de Deus fora renovado em setembro de 2007. Não há, segundo ele, um motivo claro para a deportação.

Fonte; Missão Portas Abertas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

A oração é nossa arma nº1 antes da Olimpíada

CHINA (12º) - “Os Jogos Olímpicos começarão no dia 8 de agosto; então nós precisamos cobrir os cristãos chineses com nossas orações agora”, afirma o presidente da Portas Abertas nos Estados Unidos, Carl Moeller.

Segundo ele, muitos cristãos das igrejas domésticas foram avisados a pararem com os cultos. Alguns foram multados. Alguns pastores foram presos por poucos dias ou enviados para campos de trabalhos forçados.

“Existem relatos de aumento da pressão sobre os líderes das igrejas domésticas, batidas policiais e prisões, e missionários estrangeiros foram expulsos. As batidas e prisões devem aumentar com a proximidade da Olimpíada. A China quer eliminar os potenciais “causadores de problemas” e mostrar o seu "melhor" ao mundo. Os cristãos estão no fogo cruzado. A oração é a nossa arma número 1.

O Partido Comunista Chinês começou uma campanha secreta contra as igrejas domésticas não-registradas desde meados de junho passado. A polícia do governo investigou “o conteúdo dos sermões, a história pessoal dos evangelistas das igrejas domésticas e a origem de seus recursos”.

Em dezembro passado, a polícia fez a sua maior detenção em massa de cristãos: prendeu 270 pastores e líderes de uma só vez ( leia mais).

Para os cristãos que vivem no interior, é muito difícil conseguir livros e material para estudos bíblicos ou participar de escolas bíblicas. Há também a escassez de líderes.

Imagem de tolerância, prática intolerante

O governo da China está cuidadosamente construindo uma imagem de tolerância religiosa por causa dos Jogos Olímpicos, que começarão no dia 8 de agosto. No entanto, os fatos revelam uma história diferente.

O pastor Zhang Rongliang está em uma cela de prisão apesar de uma declaração do juiz que dizia que “evidências insuficientes e fatos ambíguos” cercavam seu caso, e que ele deveria ser julgado corretamente.

Zhang foi sentenciado em julho de 2006 a sete anos e meio de prisão por “tirar um passaporte de forma fraudulenta” e “atravessar a fronteira ilegalmente”.

Líder do movimento de igrejas domésticas China para Cristo, Zhang foi preso sem acusação em primeiro de dezembro de 2004. Ele havia sido detido por cinco vezes e já tinha passado um total de 12 anos na prisão. Zhang, que tem sérios problemas de saúde, pregou o evangelho na prisão e levou muitos ao Senhor ( saiba mais sobre ele).

Campanha de oração

Como resultado da contínua perseguição na China, a Portas Abertas nos Estados Unidos começou uma contagem regressiva para a Olimpíada chamada “Um Minuto/Um Ano/Um País”. O objetivo da campanha é unir cristãos do ocidente para orarem por seus irmãos e irmãs chineses que são perseguidos. Até agora mais de 1300 guerreiros de oração de juntaram à campanha.

A idéia é que os cristãos orem por pelo menos um minuto a cada dia; se possível às oito horas da manhã ou da noite.

Organize sua igreja ou grupos de oração para orar pelos cristãos chineses. Peça também para que muitos turistas consigam entrar com literatura cristã e milhares de chineses tenham a oportunidade de ouvir falar de Jesus durante a Olimpíada.

Estima-se que 200 milhões de cristãos de todo o mundo sofram interrogatórios, prisões e até a morte por causa de sua fé em Cristo. Outros 200 a 400 milhões enfrentam discriminação e isolamento.

A Portas Abertas apóia e fortalece cristãos nas áreas mais difíceis do mundo através da distribuição de Bíblias e literatura cristã, treinamento e assistência para líderes, desenvolvimento da comunidade cristã, oração e presença ministerial, e assistência jurídica aos cristãos que sofrem.

Fonte: Missão Portas Abertas

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Classificação de países por perseguição 2008 traz Coréia do Norte no topo pelo sexto ano seguido

GERAL - A Coréia do Norte se mantém no topo da lista de Classificação de países por perseguição da Portas Abertas pelo sexto ano consecutivo. Não há nenhum outro país no mundo onde os cristãos estejam sendo perseguidos de modo tão horrível.

A Arábia Saudita se mantém no segundo lugar, seguida de perto pelo Irã. Em quarto lugar estão as Maldivas. O islã é a religião majoritária em seis dentre os 10 primeiros: Arábia Saudita, Irã, Maldivas, Afeganistão, Iêmen e Uzbequistão.

Três países têm os governos comunistas: Coréia do Norte, Laos e China. O Butão é o único país budista dentre os 10 países mais perseguidores. A novidade na lista é o aparecimento da Palestina, onde um cristão foi assassinado e vários outros foram presos, interrogados e agredidos por causa da fé em Jesus. O Nepal, que deixou de ser uma nação hindu, saiu da lista.

Na quinta posição está o Butão, que subiu algumas posições nos últimos sete anos, principalmente porque a Somália e o Iêmen tiveram uma diminuição na perseguição. Em sexto vem o Iêmen, cuja posição não mudou apesar de haver uma pequena queda na perseguição.

O Afeganistão subiu, do décimo lugar para o sétimo por causa de vários incidentes registrados em 2007 contra cristãos. A situação da liberdade religiosa no Laos mudou pouco, apenas uma posição, do nono para o oitavo. Dois novos países entraram nos dez mais: Uzbequistão e China.

O estado de liberdade religiosa para os cristãos se deteriorou em 2007 na Coréia do Norte, Afeganistão, Paquistão, Líbia, Jordânia, Belarus e nos territórios palestinos. Até mesmo mais cristãos foram presos na Coréia do Norte em 2007; muitos foram espancados, presos, torturados, ou mortos por causa de suas convicções religiosas no reino de ermitão.

No Afeganistão, o principal incidente foi o seqüestro de 23 cidadãos sul-coreanos em julho de 2007, que deu ao país uma posição pior do que em 2006, além de outros incidentes que também contribuíram para isso.

No Paquistão, a influência de fanáticos muçulmanos nas forças de segurança e na polícia aumentou. Isso significa que os cristãos, em geral, estão sendo mais observados do que antes. Aumentou o número de ataques contra igrejas, casas cristãs e outros lugares nos quais os cristãos se reúnem.

A Palestina é nova na Classificação. Lá, um cristão foi assassinado e outros foram presos, interrogados e agredidos por causa da fé cristã.

Houve mudanças para melhor na Somália, no Vietnã, em Mianmar, na Etiópia, na Colômbia e no Nepal. A maioria deles tem tido uma melhora considerável na liberdade religiosa.

Durante o ano passado, não recebemos notícias de cristãos sendo mortos, agredidos ou seqüestrados na Somália, como havia acontecido ao longo de 2006. Entretanto, o islamismo é a religião nacional, e a pressão social no que diz respeito às tradições islâmicas é forte.

O Vietnã está em transição. Denominações inteiras, e diversas igrejas domésticas receberam permissão para operar, ou o registro. Entretanto, ainda há prisioneiros religiosos, sabe-se de um cristão que foi assassinado, e as regiões tribais experimentam um grau maior de restrição, se comparadas às áreas urbanas. Mas, de um modo geral, a Igreja tem gozado de mais liberdade do que nunca.

Em Mianmar, o número de cristãos presos em 2007 foi menor do que no ano anterior. O número de cristãos mortos na Etiópia também foi consideravelmente menor do que em 2006.

Recebemos relatos de prisões e opressão de cristãos na Colômbia, embora a descrição feita pela mídia sobre os cristãos protestantes não seja tão negativa quanto antes.

O Nepal saiu da Classificação de países por perseguição. Em janeiro de 2007, o país teve uma nova Constituição, na qual permanece proibido apenas o proselitismo. O país não é mais um reino hindu. Os cristãos gozam de diversas liberdades, e a Igreja no Nepal está crescendo rapidamente.

Em breve colocaremos à disposição neste site a relação completa dos 50 países que integram a edição de 2008 da Classificação de países por perseguição, assim como o novo mapa, devidamente atualizado.

Fonte: Missão Portas Abertas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Bênção de Deus na reunião dos Missionários da Última Hora

Ontem, à noite, realizou-se uma abençoada reunião no auditório anexo ao Templo da Assembléia de Deus em nossa cidade.

A diretoria da Secretaria de Missões e os Missionários da Última Hora estiveram meditando a respeito da obra missionária. Na oportunidade, foi exibido o filmeto "A colheita" para ressaltar a importância da união da igreja na tarefa da evangelização das nações.

Foi ressaltada a importância do trabalho evangelístico desenvolvido por nossa igreja, que nas palavras do Pb. Marcelo Tavares, serve de modelo para muitas igrejas.

Destacou-se, também, o grande despertamento da igreja upanemense, nestes últimos dois anos, quanto à obra missionária e nossa expectativa em enviar o primeiro missionário.

Falou-se, ainda, da grande necessidade do envio de missionários transculturais para anunciar o evangelho, principalmente, àqueles povos onde não existe presença de obreiros cristãos.