terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Minoria cristã perde a esperança de permanecer no Iraque

IRAQUE (21º) - Matéria do periódico francês "Le Monde" publicada no último dia 12 de dezembro destaca que o Iraque que está perdendo sua minoria cristã. Segundo religiosos iraquianos, uma das mais antigas "cristandades" no mundo, nascida na Mesopotâmia seis séculos antes da chegada do Islã, está prestes a desaparecer. O país não contaria mais do que 400 mil cristãos, ou seja, uma queda de mais da metade desde a 1ª guerra do Golfo (1991).

Bispos iraquianos, sírios, jordanianos, egípcios debateram esta preocupação em Paris, por ocasião de encontros que foram organizados em novembro pelo Instituto Europeu das Ciências da Religião (IESR) e pela Obra do Oriente.
As Igrejas da França, o movimento internacional Pax Christi, além de associações (como a Cristãos no Mediterrâneo), estão preparando uma campanha de solidariedade que deverá alcançar o seu auge em 2008, na época da Páscoa.
Seqüestros, ameaças de morte, espoliações de casas: Dom Georges Casmoussa, o arcebispo siríaco de Mosul, dá conta das pressões "insuportáveis" com o objetivo de forçar a partida da população cristã.
"Centenas de famílias, de médicos, de engenheiros, de homens de negócios, de comerciantes continuam se refugiando em regiões mais seguras, nas aldeias cristãs do Curdistão, ou no exterior", explica ele à reportagem.
Ameaças, atentados e seqüestros
Segundo o arcebispo de Mossul, a pressão dos militantes islâmicos não pára de aumentar: ela toma várias formas, que vão desde ameaças por telefone até seqüestros, de líderes religiosos em particular. Vários ônibus que conduziam estudantes cristãos para a universidade de Mossul foram atacados.
Outros testemunhos parecidos dão conta de "profanações" de igrejas e de seqüestros ocorridos no bairro de Dora, em Bagdá, onde, segundo Dom Jean-Benjamin Sleiman, o arcebispo latino da cidade, "os cristãos só podem escolher entre a "dhimmitude" (proteção contra submissão) e o exílio".
Segundo ele, "o Estado reconstituído ainda não está em condição de governar a sociedade, nem de arbitrar nela todos os conflitos".
Cristãos não se sentem mais em casa
Para eles, as evoluções políticas não estão anunciando nada positivo. "No Iraque, os cristãos se sentem cada vez menos em sua casa", garante Dom Casmoussa, o arcebispo de Mossul.
"O futuro do novo Iraque parece estar prometido apenas para as três comunidades majoritárias curda, sunita e xiita, e nós acabamos ficando relegados".
Fonte: Missão Portas Abertas

Nenhum comentário: